sábado, 7 de dezembro de 2013

#Lema da Sala de Protheus:



A Vida Verdadeira!


“... Vida verdadeira é como a água:
em silêncio se adapta ao nível inferior,
que os homens desprezam...!”

Lão Tse






Em 2003, ganhei o livro Vento Geral, e um dos poemas se tornou meu lema, meu tema, meu caminho, minhas palavras , meus sentimentos mais puros,...para pensar sempre.
Thiago de Mello Poeta e Escritor amazonense (ou Amazonino, como ele adorava se declarar) é um dos nomes imortais de escritos poéticos do norte do Brasil.
Ele é meu herói das palavras. Estas, que me ajudaram quando precisava pensar mais nos que precisavam do que em mim.
Eis o Lema da Sala de Protheus, da criação deste ser divino chamado Thiago de Mello.


Pois aqui está a minha vida. Pronta para ser usada.
Vida que não guarda nem se esquiva, assustada.
Vida sempre a serviço da vida.
Para servir ao que vale a pena e o preço do amor
Ainda que o gesto me doa, não encolho a mão:
Avanço levando um ramo de sol.
Mesmo enrolada de pó, dentro da noite mais fria,
a vida que vai comigo é fogo: está sempre acesa.

Vem da terra dos barrancos o jeito doce e violento da minha vida:
esse gosto da água negra transparente.
A vida vai no meu peito, mas é quem vai me levando:
tição ardente velando, girassol na escuridão.
Carrego um grito que cresce Cada vez mais na garganta,
cravando seu travo triste na verdade do meu canto.
Canto molhado e barrento de menino do Amazonas
que viu a vida crescer nos centro da terra firme.
Que sabe a vinda da chuva pelo estremecer dos verdes
e sabe ler os recados que chegam na asa do vento.
Mas sabe também o tempo da febre e o gosto da fome.

Nas águas da minha infância perdi o medo entre os rebojos.
Por isso avanço cantando Estou no centro do rio estou no meio da praça.
Piso firme no meu chão sei que estou no meu lugar, como a panela no fogo e a estrela na escuridão.

O que passou não conta? Indagarão as bocas desprovidas.
Não deixa de valer nunca que passou ensina com sua garra e seu mel.

Por isso é que, agora, vou assim no meu caminho. Publicamente andando
Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar. Aprendi (o que o caminho me ensinou) a caminhar cantando como convém
a mim e aos vão comigo. Pois já não vou mais sozinho.
Aqui tenho a minha vida: feita à imagem do menino que continua varando os campos gerais e que reparte o seu canto como o seu avô repartia o cacau e fazia da colheita uma ilha do bom socorro.



Feita à imagem do menino, mas a semelhança do homem: com tudo que ele tem de primavera de valente esperança e rebeldia.
Vida, casa encantada, onde eu moro e mora em mim, te quero assim verdadeira cheirando a manga e jasmim. Que me sejas deslumbrada como ternura de moça rolando sobre o capim.

Vida, toalha limpa vida posta na mesa, vida brasa vigilante vida pedra e espuma alçapão de amapolas, sol dentro do mar, estrume e rosa do amor: a vida.

 Há que merecê-la!

Pensar Não Dói... As palavras de Thiago de Mello trazem sentimentos!
E tambem não doem...



Das Leituras, Pensamentos & Sentimentos  da Madrugada
E das  palavras divinas de Thiago de Mello
Vida Verdadeira – Vento Geral –

Editora Civilização Brasileira -

Nenhum comentário:

Postar um comentário