"A ALMA DO NEGÓCIO"
"
Você tem que correr o máximo que puder, e nem vai
sair do lugar. E,
se quiser ir para frente, terá
que correr duas
vezes mais depressa..."
Lewis Carroll
Sempre se abstêm de falar
naquilo que se faz, diariamente, profissionalmente, até para que não se diga
ser defesa própria. Mas, por solicitações, escreveremos algumas linhas sobre a
verdadeira "Alma dos Negócios",
a Propaganda. Também, para que os políticos tenham uma folga, coloquem o juízo
no lugar, e façam, realmente, aquilo que eles dizem que sabem fazer, a "política".
Propaganda, etimologicamente,
vem do latim, “propagare”, que significa:
propagar, tornar público, levar ao público informações generalizadas, ou
específicas. Mas, caindo na realidade do
mercado, principalmente do nosso, não somente hoje, como sempre o foi, é algo
sério. É um investimento, e não custo.
Assim, como a área de Recursos
Humanos de uma empresa, torna-se hoje, como sempre deveria ter sido, uma das
mais importantes. Afinal, valorizar o humano da empresa, é a própria
valorização empresarial. Propaganda somente é custo, quando não apresenta
resultados, e o erro está na origem das informações. E propaganda mal feita,
geralmente tem o "dedo do dono". E não se afirma isto, apenas como
desculpa, pois esta é o tipo de propaganda efetuada para salvaguardar o
"ego" do proprietário. É quando ele faz para ele próprio ver, ler,
ouvir e ou, assistir. Fora disto, é algo sério, profissional.
Propaganda, não é
simplesmente fazer anúncio, video, áudio. Propaganda é pesquisa, é
criação, é conceito embasado em conhecimento cientifico. Não é apenas imagem
bonita, desenhos espetaculares. Também não é o pensamento, ou frase de efeito, da
obra de Lewis Carroll - dita na abertura, acima -, pois correr duas vezes
mais depressa é uma técnica utilizada
pelos fracassados. Pois, também, se é verdade que as empresas e as pessoas bem
sucedidas realmente correm o mais depressa possível, elas também correm numa
direção pré-determinada, um rumo que já foi identificado e analisado.
O segredo, então, não é correr o dobro, mas
correr com constância numa rota cuidadosamente traçada. O segredo é bom
planejamento. E propaganda é puro planejamento. Mas, atenção, porque propaganda
vem muito depois de, todos os Recursos Humanos de uma empresa, toda a imagem
básica, toda a estrutura organizacional estar pronta, funcionalmente perfeita,
independente do tamanho da empresa, e do tipo de comércio ou prestação de
serviços. Pois, ela simplesmente propagará a imagem que existe. Se esta imagem
não é relativamente boa no mercado, se os serviços, não estão sendo prestados a
contento, se os produtos são, invariavelmente, como todos os outros, sem
distinção, e se o dono conhece "tudo do mercado", bem, então
propaganda não funciona.
A propaganda, assim como o
restante do planejamento organizacional da empresa, é um esquema que mantém um
rumo, um objetivo básico, pré-determinado, específico, independente do tamanho
ou do custo de cada tipo de mensagem. Para não se fazer confusão, propaganda
faz parte de um dos compostos do marketing.
Lembre-se que comércio que
acredita que qualidade é igual a preços altos, sofisticados, “status” e luxo,
repassa esta mesma idéia para a sua propaganda, e depois somente poderá atingir
aquele cliente que se identificar com esta "imagem". Os sistemas
eficazes, os veículos, bem, isto é assunto para outra vez. Mas pense sobre
isto: “Se você julgar que, estando com dor de dente, há a necessidade de ser
tratado ou arrancado, isto o torna apto a ser dentista, cuidado, sua empresa
poderá estar seguindo por este caminho tortuoso e sem resultados”. Daí é custo.
Propague sempre uma boa ideia,
nunca um problema.
Afinal, Pensar não dói...
Entendimentos & Compreensões
Publicado no grupo Kasal – Vitória – ES –
Noa tarde prezado amigo
ResponderExcluirvim agradecer a sua presença no meu recanto. muito obrigado!
uma abençoada para voce!
Maria Alice