sábado, 24 de agosto de 2013


A grama do vizinho é sempre mais verde. 
Isto é um clássico. 
Mas de perto nenhuma grama é perfeita.

by minha amiga de alma Monica El Bayef -
Carioca,Professora,Psicologa, Poetisa e Cronista




Olho minha grama. De dar pena. Tem falhas, uns queimados. Formigas, umas pequenas pragas de insetos. Umas flores que esqueceram de brotar. Desanimo.
Meu vizinho tem a grama verde. Linda. Olho daqui e aprecio. Não desejo que seque. De nada me adiantaria. Apenas avalio que a grama dele é bem melhor do que a minha. E me ressinto um pouco.
Algumas questões me chegam nessa avaliação. Ou ele sabe cuidar melhor do que eu. Talvez tenha investido mais, trabalhado melhor. E tem uma linda grama por merecimento. Fruto de seu empenho.
Ou talvez ele também tenha gramas queimadas, faltando pedaços, umas pragas. Que eu daqui não enxergo.
Pode ser que sejam as duas opções? Sim. A grama do vizinho é sempre mais verde. Isto é um clássico. Mas de perto nenhuma grama é perfeita.
É fácil ser verdinho de longe. E acho mais que tem que ser assim mesmo. Para que se expor sem necessidade?

De perto cada um sabe onde queima, onde falta, onde dói. E esse pedaço de grama a gente só mostra a quem merece. A quem vai ficar do lado, meter a mão no esterco junto com a gente, regar e ajudar a jardinar.   

Entendimentos & Comprensões
da criatividade de minha amiga de alma Monica El Bayef -
Carioca,Professora,Psicologa, Poetisa e Cronista

2 comentários:

  1. A grama do meu jardim é verde escuro, encorpada, ao ponto de ser chamada tapete. Resiste bem ao sol e se regada com frequência cresce rapidamente. Sempre recebemos elogios, mas, devido às fortes chuvas recentes, está como um cabelo grande cheio de pontas. Ninguém precisa me dizer. Estou vendo! Mas inconvenientes transeuntes, que nem nos conhecem, têm o prazer mórbido de apontar os defeitos. Olhe que nem vi a grama de suas casas e felizes se tiverem...Perguntei propositalmente: quer me ajudar a aparar, enquanto o jardineiro não vem? Silêncio total. Moral da história: não se meta na grama alheia sem ter sido chamado; seja ecologicamente correto poupando a si mesmo e aos outros de comentários que inviabilizam a sustentabilidade 'emocional' do planeta.

    ResponderExcluir
  2. José
    A Grama do vizinho sempre é melhor mais verde...boa ...a cuca da vó ou da oma também. E a goiabeira da vizinha(o). Brincadeiras a parte belo texto que enfoca que não devemos meter o bedelho na grama do vizinho, mas realmente parece de longe que toda grama é perfeita, mas de perto nem sempre.
    A grama para ser bela tem o seu cuidado e carinho especial, o trato no mesmo o capricho determina seu desenvolvimento.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir